Header Ads

NEWS
recent

Jardim

 Sugiro que leia esta pequena crônica
 ao som de Meu Jardim, de Vander Lee






Há algum tempo o Jardim povoa meus pensamentos. Aliás, há muito tempo que penso sobre os jardins internos e externos. O jardim como um lugar especial para um encontro com o outro e/ou consigo. Nesse lugar, parece haver mais profundidade que nos outros lugares. Alice (Nathália Costa) finge ser uma fadinha que aparece no jardim de D. Anástacia (Eliane Giardini) pra ser amiga de Claudinho (Xande Valois). E nesse jardim a relação entre os dois amadurece, cresce. Walcyr Carrasco bebe muito na água da literatura clássica. Podemos encontrar em seus personagens diálogos com personagens conhecidos nossos. Há um livro O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnet que gira em torno de um jardim secreto e três crianças que o frequenta (daí que pode ter vindo sua inspiração para os personagens Alice, Claudinho e o Jardim). Nesse lugar, tanto na novela quanto no livro, as personagens aprendem a lidar com o mundo através dos momentos que passam nesse jardim. E neste mundo cada vez mais superficial. Encontros em jardins se tornam mais necessários. E mais que encontrar amigos, amores, parentes. O encontro consigo é o mais importante antes de se doar ao outro. 

Êta mundo bom - 09/04

Claro que pensando em jardim, árvores, silêncio, encontros não poderia me esquecer de você, né, Clarice Lispector? 

  "Eu ia ao Jardim Botânico para quê? Só para olhar. Só para ver. Só para sentir. Só para viver. Saltei do táxi e atravessei os largos portões. A sombra logo me acolheu. Fiquei parada. Lá a vida verde era larga. Eu não via ali nenhuma avareza: tudo se dava por inteiro ao vento, no ar, à vida, tudo se erguia em direção ao céu. E mais: dava também o seu mistério." 
   
Um trecho do conto maravilhoso de Lispector, O ato gratuito retirado do livro Aprendendo a Viver, não há maior beleza no que no ato gratuito, né? E ir aos jardins interiores ou exteriores é um ato gratuito de amor a você mesmo e ao Universo. "Eu não via ali nenhuma avareza".


https://youtu.be/oTjgnIP1qTA ( Meu Jardim - Vander Lee)


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.